09/12/2012

testes I

Você é iniciante, escreveu aquele e-mailzinho mencionado lá embaixo, teve a sorte de que algum cristão na editora o lesse e até se dispusesse a responder.

Maravilha! O editor (ou o assistente editorial, mais provavelmente) vai dizer: "Ok, li seu e-mail, estamos cadastrando novos tradutores para a editora, segue em anexo um teste..." - e aí ele pode dar prazo ou não, mas suponhamos que dê - "... para ser entregue até quarta-feira que vem". É uma quinta-feira, digamos.

Você dá pulinhos de alegria, abre o anexo e vê que é um arquivo com umas dez ou quinze páginas.

E aí começam as reações possíveis (presenciei variantes de todas elas):
  • Aaaahn? Como assim, teste? Tem que fazer teste???
  • O quêêêêêê? Quiiiiiiiinze páginas? Esse cara tá querendo me explorar!
  • Aposto que ele está repartindo o livro todo em forma de teste, pra juntar tudo depois e ter a tradução de graça
  • Ui, pra quarta-feira? Ih, não vai dar tempo
  • Aaaaaaaaai, e eu que já tinha me programado pro final de semana! 
  • Nossa, que texto difícil! E como é que eu faço agora?
  • Ah, não vou fazer, não. Se esse respondeu, outro vai responder também, e aí vai que não precisa de teste
  • Pô, que chatice, não fazia ideia que era assim
  • Eles vão pagar, né?
  • Eu, hein! E como vou saber se o pessoal lá tem competência para me avaliar?!
  • Ai, que saco
  • Bom, se é pra ralar, vamos lá!
  • Se eu fizer o teste e não vier o livro pr'eu fazer, juro que vou lá e mato ele

Me desculpe, mas, se você teve ou se vê tendo alguma dessas reações, melhor procurar outra coisa para fazer na vida.