08/12/2012

alguma base

Aí você diz: Pois muito que bem, não vou me aviltar, não quero me sentir um pobre infeliz cruelmente explorado, não vou trabalhar feito louco para, no final, só receber uns trocados.
Mas que valor mínimo é esse que posso considerar não aviltante?

Bom, tem o que você estima em relação a si mesmo, e aí é algo meio inefável. Mas, em termos mais objetivos, o Sindicato Nacional dos Tradutores (Sintra) sugere R$ 26,00 a lauda.*

* Em sua tabela aqui, ao lado do valor sugerido vem "(direitos autorais à parte)" - trata-se de um equívoco conceitual, ao qual retornaremos depois. 

Embora o Sintra sugira esse valor para o ano de 2012, é o mesmo que está em seu site desde 2009. Ou seja, está parado faz uns três anos, se não mais. E antes disso o Sintra sugeriu R$ 24,00 a lauda por anos a fio. Considero um valor defasado para aquele patamar mínimo de dignidade do ofício que mencionei antes; mas não só: está defasado em termos comerciais mesmo, não só éticos. Tenho notícias de que um bom lotezinho de editoras está atualmente partindo de R$ 30,00 ou mais a lauda.

Então, ponhamos assim: o Sintra sugere R$ 26,00; eu considero minimamente decente - e, repito, tenho notícias de que assim é atualmente num número razoável de editoras - a base inicial de R$ 30,00 por lauda (para língua "normal"; texto pouco complexo; sem grande experiência anterior). É o que eu recebo? Não, recebo bem mais que isso, assim como muitos outros tradutores recebem bem mais, ou um pouco mais, ou mais ou menos mais. Pois aí entram outros fatores: experiência, confiabilidade, rapidez, que são alguns critérios que as editoras levam em conta na remuneração. Sobre esses outros critérios, falarei depois.

Em suma, iniciante, o que eu acho é o seguinte: se você não quer se sentir o mais degradado dos seres, não trabalhe por menos de R$ 30,00 a lauda. Em todo caso, se você tem algum resquiciozinho de compulsões autopunitivas e resolver aceitar algo entre R$ 26,00 e R$ 29,99, sempre pode se justificar invocando a tabela do Sintra e torcendo para logo "chegar lá".